Curiosidades sobre as Abelhas e sua importância você realmente sabia?
São insetos voadores mais antigos que a raça humana. Elas surgiram a mais de 10 milhões de anos, são conhecidas pelo seu importante papel no processo de polinização.
Abelhas – São insetos voadores mais antigos que a raça humana. Elas surgiram a mais de 10 milhões de anos, são conhecidas pelo seu importante papel no processo de polinização. Pertencem a ordem hymenoptera, da super família Apóidea, subgrupo anthophilia. Existem em torno 20.000 espécies de abelhas reconhecidas em sete famílias biológicas . As abelhas vivem juntas em colônias em média abrigam cerca de sessenta mil abelhas e cada uma tem sua importante tarefa nas colmeias.
Importância ecológica – são responsáveis pela polinização das plantas, é através da polinização que as plantas são fecundadas desenvolvendo sementes e frutos.
Em uma colmeia existem três classes de abelhas: a rainha, os zangões e as operárias
Abelha rainha – É a mais importante em sua colmeia, sua função é a reprodução. Ela passa a vida colocando ovos que podem chegar a mil ovos por dia onde se transformarão em futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas. Se em uma colônia nascer mais de uma rainha elas lutam até que apenas uma assumirá o trono. sua alimentação é a geléia real um tipo especial de alimento produzido na colmeia. A rainha é fecundada pelo zangão em um voo nupcial quando atingem a adolescência.
Zangão – é o macho sua função é fecundar a abelha rainha com o voo nupcial a rainha voa o mais que pode e o zangão tem que alcança-la para haver a fecundação. os zangões podem entrar em qualquer colmeia, depois que cumprirem a fecundação não são mais aceito nela, eles também protegem a colmeia de outros insetos que tentam invadir usando suas presas para atacar, pois, eles não possuem ferrão.
Operárias (obreira) – conhecidas também como abelha-neutra, abelha-campeira e mula são as que mais trabalham elas são responsáveis pela coleta do pólen e do néctar, produzem e estocam o mel, a cera onde fazem os favos, cuidam da colmeia fazendo reparos e faxinas, alimentam a rainha, larvas e zangão e aquecem a colônia em temperatura ambiente. Seu ciclo de vida normal é de 60 dias e são estéreis.
Ciclo de vida – as abelhas passam por quatro fazem durante seu ciclo de vida; ovo, larva, pupa e adulto. após o terceiro dia da fecundação da rainha ela começa a postura de ovos, três dias apos nascem as larvas que passa por cinco estágio de crescimento a duração de cada fase é diferente para rainha, zangões e operárias. A abelha rainha demora entre 4-6 dias e tem duração de vida em média de 2 a 5 anos, zangões de 1-3 semanas e duração de vida de 80 dias e a operária entre 1-3 dias com duração de vida em média 60 dias.
O que as abelhas produzem?
Geleia real – é produzida das abelhas operárias jovens uma secreção das glândulas hipofaríngeas, a geléia real é o alimento exclusivo da rainha onde garante seu desenvolvimento.
Mel – O néctar passa de abelha em abelha formando assim o mel. um tipo de açúcar com alto valor energético um alimento saboroso tanto pelas abelhas quanto para os seres humanos.
Cera – é utilizada na construção da colmeia, tem propriedades cicatrizante e anti-inflamatórias ela é produzida com a mistura do néctar com o pólen.
Própolis – geralmente encontrado na entrada das colmeias ele a protege de vírus bactérias e insetos invasores, quando as abelhas operárias volta do trabalho elas são desinfetadas pelo própolis ele é produzido a partir da ação das enzimas com a modificação da cera.
Sistema de defesa – as abelhas usam seu ferrão para picar quando se sentem ameaçadas, na maioria das vezes elas morrem, pois, parte de seu intestino fica junto com o ferrão quando pica humanos já ao picar insetos muitas vezes elas conseguem retirar as farpas e ainda sobreviver. No ser humano é uma ferroada muito dolorosa a região da picada fica levemente inchada e avermelhada mas seu veneno (apitoxina) não causa muitos danos, por outro lado pode ser um perigo grave para quem é alérgico a sua composição.
Principais espécies de abelhas
Abelha italiana (Apis mellifera ligustica) – sua origem é da Itália, possui cor amarela intensa e seu corpo é coberta de pelos, são as abelhas mais populares entre os apicultores, pois, são bastante produtivas e mansas.
Abelha negra, real, alemã ou comum (Apis mellifera mellifera) – sua origem é do Norte da Europa e do Centro-Oeste da Rússia, abelhas grandes, com poucas listras amarelas e escuras, tornam-se agressivas com facilidade, pois, são muito nervosas e irritadas caso o manejo seja inadequado, se adaptam com muita facilidade em diferentes ambientes e são resistentes ao inverno.
Abelha africana (Apis mellifera scutellata) – sua origem é do Leste Africano, são mais agressivas e produtivas que a raça européia, são mais ágeis ao atacar e armazenam menos alimentos que as européias.
Abelha carnica (Apis mellifera carnica) – sua origem é do Sudeste dos Alpes da Austrália, Nordeste da Iugoslávia e vale do Danúbio, são muito semelhante com a abelha negra diferindo na coloração dos anéis que são cinza claro, são pouca propolisadoras, são tolerantes a doenças e bastante produtivas.