Curiosidades sobre a Palma (Opuntia Cochenillifera) você sabia?
Saiba o que é a palma e sua utilidade para os animais e o ser humano, além de aprender a preparar pratos deliciosos com ela.
Palma – (Opuntia cochenillifera) também conhecida pelos nomes científicos (Nopalea cochenillifera, Nopalea coccinellifera, Cactus cochenilliferus e Cactus cochenillifer) e nomes os genéricos (urumbeta, cacto, cardo-de-cochonilha, cacto-de-cochonilha, palma-de-engorda, palma-forrageira, palma-miúda, palma-doce, palmatória-doce, nopal, cacto-sem-espinhos). é uma planta cactácea forrageira de origem mexicana, largamente difundida no Nordeste brasileiro.
Planta – Possui o caule cilíndricos e seus ramos conhecidos como palmas ou raquetes, são em formato oval carnosos e achatados.
Os Ramos (palmas, raqueste ou cladódios) são responsáveis pela fotossíntese, uma vez que as folhas foram transmutadas nos espinhos onde neste espécie são bem pequenos e muitas vezes ausentes.
Floração – Ocorre durante todo ano preferencialmente dos mês de setembro a março, As flores possui estamos longos e róseos, e a flor possui um tom de cor avermelhados, sua reprodução dá-se a partir de sementes ou estaquia (pedaços do caule).
Seu uso varia desde a alimentação ao gado e humana, cerca-viva e paisagístico, como para a produção de corante natural, extraído de inseto parasita.
Cultivo – Possui ciclo de vida perene, devendo ser cultivada em solos preferencialmente drenado, como o arenoso, e fértil (embora resista bem à infertilidade). Além do uso forrageiro, a Opuntia cochenillifera também se presta à alimentação humana, e à jardinagem. Neste último caso pode ser plantada individualmente ou em grupos, como cerca-viva nas variedades mais dotadas de espinhos, ou mesmo em vasos para decoração. Deve ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra, em plantações no México, onde é nativa, a produção atinge quatrocentas toneladas por hectare, dez vezes maior que a do Nordeste brasileiro.
Uso Zootécnico
A Opuntia cochenillifera apresenta uma boa resistência ao tempo quente, sendo uma alternativa de forragem durante as estiagens. Nos Estados Unidos, México, África do sul e no Nordeste Brasileiro. Embora adaptável a estes lugares, suas qualidade nutritivas são inferiores às de outras forrageiras, como sorgo, milho e capim-elefante.
Uso humano
Além do uso forrageiro, a palma tem como praga a cochonilha (Dactylopius coccus). inseto produtor de importante corante vermelho, chamado de carmim (derivado do ácido carmínico, produzido pela cochonilha como defesa contra outros insetos). O combate ao ataque por cochonilhas somente é possível com a introdução de predadores naturais.
Também na culinária humana os cladódios novos e os frutos são usados, tanto na América Central como do Nordeste brasileiro.
Culinária da Palma
A Palma forrageira pode sim ser um ingrediente importante na vida dos agricultores e agricultoras. Muitos não sabem que é possível cozinhar a palma.
Refogado
Ingredientes:
- 3 folhas de palma forrageira sem espinhos e picadinha e bem lavadas
- 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
- 1/2 xícara (chá) de pimentão picadinho
- Cheiro verde(Coentro) e sal a gosto
- 1 tablete de caldo knorr
- 3 dentes de alho amassados
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras de água
Modo de Preparo:
- Doure o alho, a cebola e o pimentão no óleo.
- Adicione o picadinho da palma, em seguida coloque o knorr, o cheiro verde(Coentro) e a água e deixe refogar por 20 minutos ou até secar a água.
- E pronto, saboreie um dos refogados mais deliciosos do interior pernambucano.
Artigo com Informações do Wikipedia e Natureza Bela